Home | Listagem | Notícias | Quem Somos| Crie sua conta | Fale Conosco  

 

 

Login
E-mail:
Senha:
 
Esqueceu a senha? Clique aqui



 Blog do Receitas Web

 Página Inicial


Digite o que você procura.
exemp.: bolo, sobremesa, carne, etc.


  Bebidas
     Diversas (10)
     Drinks (23)
     Sucos (0)

  Carnes
     Aves (3)
     Bifes (13)
     Cabritos e Carneiros (17)
     Carnes (22)
     Coelho (30)
     Diversos (0)
     Gado (8)
     Porco (11)

  Crianças
     Lanches para Escola (12)
     Receitas para cozinhar com as crianças (12)

  Datas Especiais
     Dia das Mães (4)
     Dia dos Namorados (11)
     Festa Junina e Julina (3)
     Receitas de Carnaval (1)
     Receitas de Verão (1)
     Receitas para o Dia dos Pais (5)

  Diversos
     Antepastos (10)
     Diversos (14)
     Entradas Especiais (46)
     Molhos (45)
     Saladas (27)

  Doces
     Bolos (38)
     Diversos (1)
     Nordestinos (18)
     Sobremesas (42)
     Sorvetes (30)
     Tortas (0)

  Massas
     Com aves (5)
     Diversos (26)
     Pizzas (29)

  Peixes
     Bacalhau (17)
     Diversos (96)
     Salmão (21)

  Pizza
     Massa de Pizza (15)
     Recheio de Pizza (2)

  Pratos Típicos
     Cozinha Arabe (95)
     Cozinha Baiana (52)

  Receitas Bolo
     Receitas de Bolo de Cenoura (10)
     Receitas de Bolos Diversas (2)
     Recheio de Bolo (6)

  Receitas de Natal
     Receitas de Natal (19)
     Videos de Receitas de Natal (12)

  Receitas de Páscoa
     Receitas de Bacalhau (1)
     Receitas de Páscoa em Vídeo (9)

  Receitas em Videos
     Massas (1)
     Programas de Tv (3)

  Receitas Fáceis
     Receitas Fáceis Doce (9)

  Receitas Saudaveis
     Lanches com menos de 100 kcal (1)
     Receitas com cascas, talos, folhas e sementes (11)

 

 

 

 

Conheça o Basico sobre a Cachaça


AH, A CACHAÇA…

Aguardente, caninha, parati, pinga, vergonha, dengosa, meu-consolo, moça-branca, suor-de-alambique, o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa relaciona 128 sinônimos para a bebida destilada de maior consumo no país, a aguardente de cana, dita cachaça.

A cachaça começa sua história com os árabes. Mas foi provavelmente o catalão Arnaldo de Vilanova quem produziu caninha pura, no século 14, com o objetivo de combater a peste com álcool de cana-da-índia. Só que o remédio viciou e a Igreja não só proibiu sua fabricação como ameaçou os fabricantes com as penas do inferno.

No Brasil não se sabe ao certo quem primeiro destilou caldo de cana, mas é documentado que em 1540 já se produzia a branquinha. Uma provizão régia de 13 de setembro de 1649 proibiu o fabrico e o uso de aguardente de cana em todo o Brasil. É que todos preferiam a caninha ao caro vinho vindo da Corte. E esse vionho é que dava grande arrecadação ao Tesouro Real…

Hoje, a produção é de mais de 900 milhões de litros anuais. E 20% da produção de bebidas alcoólicas é de caninha.

Há mais de 2o mil marcas registradas no Brasil.

A medicina popular registra centenas de receitas, usos e costumes para a cachaça, aconselhada para tudo: curar tosse, desencatarrar, evitar gripe, alimiar reumatismo, fazer voltar as regras, aliviar sangue sujo, como diurético, para picada dew cobra (tanto por via oral como para uso tópico), e até para agradar o santo, em santa intenção.

No capítulo do faz mal, as proibições variam de região para região, mas cachaça faz mal com manga, com pepino, com goiaba verde, com leite.

Evita-se o vício misturando a pinga do viciado com terra de semitério e enterrando a garrafa. E esse é uma de cem simpatias.

Grande capítulo é o dos rótulos e nomes: Chora na Rampa, Vergonha, Atitude, Amansa Corno, Virgindade, Uma aí, Alegria, Cobertor de Pobre, Chapéu de Chuva, Se Sobrfar N[ós Vende, só elas já dariam um tratado.

A melhor aguardente é feita da destilação do caldo de cana fermentado (o chamado vinho de cana). Assim que o caldo fermenta, vai para o alambique e antes mesmo de levado ao fogo já é possível assistir a evaporação do álcool. A primeira cachaça é dita da cabeça, contém muito álcool, não é de bvom paladar.A do meio também dita coração, é a que se bebe com prazer. A do rabo só tem óleo é tóxicos. Em Minas há um ditado que afirma: “Cachaça, do rabo e da cabeça, esqueça”.

A cachaça ganha com o envelhecimento em tonel que pode ser de carvalho, bálsamo, vinhático ou araruva. A caninha envelhecida é para ser bebida pura, depois de um ou dois anos, no mínimo. Também não se recomenda para coquetel as cachaças tratadas com madeira: sassafrás, canela, sucupira e carqueja, assim como as que levam passa, erva-doce, gengibre, cravo ou canela. Também não serve a cachaça misturada com p´[olvora, debida que teria derrotado osa paulistas em 1932, a julgar pelo depoimento de muitos revolucionários.

A pinga, no Brasil, é inevitável e indispensa´vel, para saudar o nascimento e chorar a morte, para esfriar e esquentar.

Homem que nunca sentiu / O gosto da cachacinha, / Ou mulher que não provou / Uma taça da caninha, / Passaram por esse mundo / Sem o melhor que convinha./ Bebida igual à cachaça / Eu não conheço nenhuma;/ Pode dar volta ao mundo/ Não verás em parte alguma. / Provem já essa bebida / Que nos dá sensação nova / De uma vida bem vivida. / Queuem a cachaça não prova / E como a moça bonita / Que vai virgem para a cova!

No final dos anos 50, no restaurante Dirty Dick (Rua de São Bentyo 9, no Rio de Janeiro), conhecido como o Dinamarquês ou SB 9, os nórdicos preferiam consumir a cachaça gelada. E lá ía nossa branquinha para a geladeira em garrafas vazias de aquavit. Em 19158, na Suécia, os torcedores brasileiros foram surpreendidos com um restaurante que servia feijoada à brasileira, acompanhada de uma bebida que era vendida como sendo tipicamente brasileira: kudenfolk. Era cachaça gelada e só alguns iniciados entenderam a origem do nome: é que os ouvidos suecos entendiam mal o pedido de um velho e alegre garçãio, que quando queria uma cachaça bem gelada pedia à copa “Um cu de foca”. E ainbda se justificava: nada é mais gelado!.

…E A CAIPIRINHA.

Só não está dito tudo porque falta ainda esse coquetel básico, superior alegria dos inteligentes turistas que aqui chegam para comer esse feio prato chamado feiojoada e para beber inconbtáveis caipirinhas.

A receita: duas doeses de boa aguradente, uma de limão, um pouquinho de açúcar e muito gelo moído, bem mexido, para servir na hora.

Da mesma forma é feita a batida, só que esta, como o nome indica, é batida e serve-se sem filtrtar, com os pedaços do limão esmagado para extrair-lhe o suco e com gelo em blocos grandes



Comentários


Avaliação:
Sites da Capital - Portal de Receitas Botanical Slimming http://www.learningbreaks.com/meizitang/


Avaliação:
Sites da Capital - Portal de Receitas 7 days herbal slim http://www.stmarychamberofcommerce.com/cache/7-days-herbal-slim-testimonios.php


Avaliação:
This paragraph will assist the internet visitors for creating new web site or even a blog from start to end. Weight reduction pills http://www.mrpet-recycling.com/fruta-planta.php


Avaliação:
Probably the most joy you could get without cutting out shoes Viveenne westwood uk


Avaliação:
Sites da Capital - Portal de Receitas louis vuitton purses knock off http://goo.gl/mLhLA


Avaliação:
sadfssadfs sale louis vuitton [url=http://www.leqiz.com/louis-vuitton-kids-belt/]louis vuitton kids belt[/url] louis vuitton kids belt


Avaliação:
sadfsngfnf best louis vuitton [url=http://www.leqiz.com/louis-vuitton-offical-site/]louis vuitton offical site[/url] louis vuitton offical site


Avaliação:
I carry runescape gold while in the office all the time. I love runescape gold!.


Avaliação:
BNGngfnf sale louis vuitton shoes lv louis vuitton


Avaliação:
Montblanc limited edition production standard products with different design. Version including the Patron of the Art (4810/888 cigarettes every year), the Writers Edition, Annual Edition, all kinds of Anniversary Edition (Anniversary Editions), Donation Series with only a commemoration of pen. authentic Christian Louboutin outlet

Vote nesta receita:

Deixe seu Comentário: 5669

Você precisa ser um usuário cadastrado no site para votar e comentar.
Entre com seu e-mail e senha abaixo:

Login
E-mail:
Senha:
 
Esqueceu a senha? Clique aqui
ou
Clique aqui para se cadastrar




 

 


Receba nossas receitas em seu e-mail

 

 

   



Copyright  
PoP SiTeS